4º DIA DE ATIVIDADES DA V SEMANA DO BEBÊ DE ITAJÁ

Dando continuidade a programação da V Semana do Bebê de Itajá, foram desenvolvidas algumas atividades no dia 13 de dezembro de 2018 (quinta-feira), na Câmara municipal.

As atividades tiveram início às 08h.

No quarto dia de evento da semana do bebê, tivemos a presença do Enfermeiro da SAMU Jackson Souza conduzindo a oficina da samuzinho no qual objetiva ensinar as mães e aos profissionais de saúde técnicas e manobras para realizar os primeiros socorros a uma criança que esteja em situações de perigo como o engasgamento.

Os primeiros socorros é a assistência prestada imediatamente ainda no local da ocorrência por profissionais de saúde ou pessoas leigas com treinamentos específicos sobre o assunto, tendo como objetivo principal, manter a vítima com vida, minimizar as consequências o mais próximo possível de sua normalidade até a chegado do socorro especializado no local (SAMU, Corpo de Bombeiros) que irá dar continuidade dos procedimentos e o transporte adequado para uma unidade hospitalar mais próxima ou referência de acordo com a ocorrência.

Por isso é de extrema importância que todas as pessoas tenham conhecimento de manobras simples e que pode salvar vidas. Quando aplicado às mães, são elas que cuidam e que podem passar por situação de engasgamento por leite materno, objetos ou alimentos, por isso elas devem ser muito bem instruídas para conduzir a situação.