Pesquisar
Close this search box.

Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação sobre vacinas

 

A Secretaria de Saúde de Itajá, através da equipe de imunização, promoveu treinamento sobre vacinação para os agentes comunitários de saúde durante ultima sexta feira, 06 de julho, na sala de reuniões da Estratégia Saúde da Família Raimunda Maria Barbosa Da Silva.
Na capacitação, foi apresentado aos ACS o calendário de vacinação.

A Técnica em Enfermagem Maria Fábia Galvão Medeiros Lopes, responsável pela capacitação, falou sobre a importância do agente comunitário saber sobre cada vacina e de informar a população sobre a vacinação em todas as idades. “Já que os agentes comunitários estão próximos à população e tem a confiança deles quando o assunto é saúde, é de grande importância que eles levem as informações corretas para todos.”

Os outros temas abordados na capacitação foram: conservação das vacinas referente às temperaturas, todos os imunos do calendário vacinal, sua proteção contra ataques de vírus e bactérias que causam doenças algumas delas grave e o evento adverso de cada imuno.

As vacinas permitem à prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos, sendo a sua utilização bastante custo-efetiva.

O acompanhamento dos cartões de vacina é uma das atribuições fundamentais e prioritárias no trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS), principalmente a verificação periódica da Caderneta de Saúde da Criança, desenvolvendo ações de prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde.

 

Pular para o conteúdo