Caminhada encerra programação de atividades alusivas a campanha do 18 de maio, em Itajá

Uma caminhada com alunos da rede pública de ensino encerrou as ações da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta última sexta-feira (18), em Itajá.

A mobilização foi promovida pela Prefeitura Municipal de Itajá através da Secretaria Municipal da Promoção, Habitação e da Assistência Social, em parceria com representantes de órgãos ligados aos direitos e proteção da criança e do adolescente, para chamar a atenção dos itajaenses sobre a problemática do abuso e da exploração sexual cometidos contra a violação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

De acordo com a secretária Danyelle Ferreira Lopes Pessoa, a ação foi realizada numa parceria conjunta com o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, escolas municipais e estaduais e secretarias municipais da Educação e da Saúde.

“Essa campanha é realizada anualmente com o objetivo de ampliar o debate e disseminar a política protetiva apresentando as características de quando a criança está sofrendo algum tipo de abuso assim como também o perfil do abusador que pode ser um primo, um tio, um vizinho e até mesmo o pai ou padrasto e madrasta. Por isso, é importante instruir não somente os pais, professores, visitadores do programa Criança Feliz e agentes comunitários de saúde (ACS), mas também as crianças e adolescentes para que eles possam identificar e tomarem as devidas providências”, afirmou a secretária Danyelle Lopes.

Participaram da caminhada, alunos, professores e funcionários públicos. A mobilização iniciou às 16h, saindo da Escola Estadual João Manoel Pessoa, em direção a Praça de Eventos Manoel Argemiro Lopes, no bairro Iguaraçu.

As ações da campanha iniciaram na última quarta (16) com um ciclo de palestras para os professores, visitadores do programa Criança Feliz e agentes comunitários de saúde (ACS), abordando temáticas sobre como prevenir e identificar o abuso e a exploração sexual.