ITAJÁ PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Nos dias 11 e 12 de setembro, a equipe técnica da Secretaria Municipal da Promoção, Habitação e Assistência Social representou o município de Itajá durante o Encontro Estadual do Programa Criança Feliz: Qualificando a atenção no cuidado a criança na primeira infância e gestantes realizado na Escola de Governo, em Natal.

O evento contou com a participação da supervisora do Programa Criança Feliz Paula de Cassia Silva Garcia de Medeiros, a visitadora Maristela Silva, a diretora do Cras Naide Maria da Silva e a gestora da Assistência Social Danyelle Ferreira Lopes Pessoa além da equipe técnica de outros 138 municípios do Estado que aderiram ao Programa. Ao todo, cerca de 600 pessoas participaram do evento.

No encontro foram debatidos temas como a importância do estímulo para o desenvolvimento infantil, o estímulo e o cuidado para as gestantes no fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê e o Programa Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz de forma intersetorial através da rede de políticas públicas.

A gestora da Assistência Social Danyelle Lopes falou da importância da equipe continuar no processo de qualificação com o objetivo de ampliar a garantia do processo de desenvolvimento das gestantes e crianças de forma ampla, sistemática e qualificada. “Em Itajá temos 100 famílias que são acompanhadas por três visitadores que semanalmente, levam orientações às famílias sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento das crianças. E essas capacitações torna possível o aprimoramento das ações que estamos realizando para que elas produzam ainda mais resultados positivos durante as visitas”, afirmou a gestora.

O encontrou contou com presença dos representantes do Conselho Estadual de Assistência Social- CEAS, do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social- COEGEMAS, a Coordenadora Estadual da Gestão do SUAS e do Programa Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz, da representante do Instituto Alfa e Beta, das assessoras do Ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social Gilvani Grangeiro e Ana Paula Matias, além do Secretário da SETHAS Vagner Araújo.