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Em: 25 de janeiro de 2018

Prefeitura de Itajá capacita equipe do setor financeiro

Na última terça-feira, dia 23 de janeiro de 2018, Controlador do Município Francisco Edvaldo, a Secretária das Finanças Patricia Monaliza, a Chefe de Departamento da Gestão Financeira Luciana Reis, a Chefe de Departamento de Protocolo e Arquivo Vitória Adriana e o Chefe de Departamento de Planejamento, Orçamento e Finanças Manoel Neto participaram de treinamento que ocorreu no escritório da empresa de software para a gestão pública Top Down Consultoria, situado na rua Juaréz Távora, Candelária, Natal/RN.

Facilitado por Maria Olivia Mariz de Faria, o encontro pautou-se em três pontos-chaves, sendo eles o fluxograma dos processos envolvidos na ordem cronológica de pagamentos; atualização de cadastros necessários a classificação da despesa quanto a ordem cronológica dos pagamentos; e dos registros da despesa em liquidação, atesto da despesa, liquidação da despesa e nota de pagamento e emissão de relatórios gerenciais.

A equipe está diariamente envolvida no fluxograma dos processos e buscam formas de garantir que os serviços fornecidos pela administração pública municipal sejam prestados de forma qualitativa, além de se preocupar que as despesas estejam de acordo com a legislação em vigor, evitando eventuais problemas para o município.

A resolução n° 032/2016 do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE/RN determina uma ordem cronológica para os pagamentos em todas as instituições públicas regidas no âmbito de sua legislação, normatizando e orientando a forma de como os processos de despesa devem ser tramitados até seu devido pagamento. Todas as notas fiscais/faturas que entrem nesta ordem compõem uma lista priorizando a entrada da cobrança e separadas por fontes de recurso.