O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Em: 22 de janeiro de 2019

Secretaria Municipal de Agricultura inicia entrega dos boletos do Garantia Safra

Na manhã de hoje, dia 22 de janeiro, a Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Umbelina Lopes, em parceria com a EMATER – local iniciaram a entrega dos boletos do Programa Garantia Safra aos agricultores do município. O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltada para os agricultores familiares.

O Garantia-Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão.

Uma vez aderidos ao programa, eles passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.

Atualmente, o valor do benefício é igual a R$850, pago em cinco parcelas de R$170, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal e de acordo com o calendário de benefícios sociais. A medida é uma forma de contribuir para segurança alimentar da família do agricultor, o que dá liberdade para que ele escolha como aplicar o dinheiro.