Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Itajá inicia capacitação para novos Conselheiros Tutelares e profissionais da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente.

A Prefeitura de Itajá está promovendo, durante os dias 08, 09 e 10, um curso de capacitação para os conselheiros tutelares eleitos e integrantes da rede de proteção à Criança e ao Adolescente.
O evento, que está sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social e pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi aberto nessa quarta-feira (08), com a participação de mais de 30 profissionais que atuam em diferentes órgãos de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no município.
Além de representantes do Conselho Tutelar e do CMDCA, também estiveram presentes profissionais das Secretarias de Assistência, de Educação e de Saúde.
No primeiro dia de capacitação o objetivo foi iniciar uma articulação do Sistema de Garantias de Direito da Criança e do Adolescente (SGD).
“O Sistema de Garantias de Direito da Criança e do Adolescente funciona articulando os diversos sistemas operacionais de garanta da efetivação dos direitos humanos da Criança e do Adolescente. No universo de Itajá, os órgãos como CRAS, Conselhos, além do poder judiciário são alguns exemplos de componentes desse sistema que articulam a promoção dos direitos, a proteção e defesa e o controle social”, destacou Arlinda Macêdo, presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente.
A capacitação culminará na posse dos novos conselheiros tutelares que acontecerá na próxima sexta-feira (10).
“A missão dos conselheiros e de todos os profissionais da rede, é de muita responsabilidade e exige conhecimento e habilidade. Por isso priorizamos prepara-los para a realização desse trabalho, queremos que eles estejam capacitados para atuarem. Nosso objetivo é construir uma rede forte em prol das nossas crianças e adolescentes”, concluiu a secretária Danyelle Lopes.
Participaram da abertura da formação o prefeito Alaor Pessoa, a secretária de Assistência Social Danyelle Lopes, o secretário de Governo Gláucio Medeiros, a articuladora do Selo Unicef e secretária de Cultura Lidérica Cosme e a presidente do CMDCA Arlinda Macêdo.

Pular para o conteúdo