Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Saúde inicia ações em alusão ao Outubro Rosa

 

A Secretaria de Saúde de Itajá através das equipes de atenção básica iniciou hoje segunda-feira(22) na câmara municipal do Itajá, abertura da semana em alusão ao Outubro Rosa.

As atividades têm como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

No momento as Enfermeiras Raissa Alves, Renatha Góis e Leila Cabral realizaram uma roda de conversa com as participantes e as ACS para conscientiza-las sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, além de trocas de experiências, onde cada uma relatou suas vivências, anseios e dúvidas.

Em 2018, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha:

 

* enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;

* informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;

* mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;

* esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;

* informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Fique atento a programação da semana e participem:

 

23/10 – a partir das 8:00hrs- sala de espera com as usuárias e realização do exame clínico das mamas com as equipes da saúde nas UBS Quilombo- Iguaraçu e Acauã.

 

24/10- 8:00hrs- fios de solidariedade- dia de beleza para recebimento de cabelo e lenços para doação ao hospital do câncer – praça José de Deus Barbosa.

 

25-10- 16:00- caminhada rosa- saída da UBS Quilombo. Venha com sua camisa rosa.

Pular para o conteúdo