Pesquisar
Close this search box.

Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação em parceria com SAMU

Na manhã da última quinta-feira (19), a Prefeitura Municipal de Itajá, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Base Assú ofertaram uma capacitação em Primeiros Socorros para os Profissionais da Unidade Integrada Maria Carmelita Pessoa. A capacitação foi dividida em duas turmas, objetivando capacitar os profissionais para implantação do Acolhimento com Classificação de Risco.

O Acolhimento com Classificação de Risco é uma importante ferramenta desenvolvida para promover melhorias na organização dos serviços de urgência e emergência, onde os atendimentos são realizados conforme o grau de gravidade apresentado pelo paciente, por riscos de agravamento ou ainda pelo grau de vulnerabilidade dos mesmos.

O principal propósito é promover um atendimento mais qualificado, organizado e humanizado, definindo prioridades de acordo com o grau de complexidade apresentado pelos usuários dos serviços de urgência e emergência e não pelo antigo sistema, no qual os pacientes eram atendidos por ordem de chegada, podendo acarretar riscos e agravos à saúde deles.

Através do curso de primeiros socorros, os profissionais estarão capacitados para melhor acolher e estratificar os riscos dos pacientes que assim procuram atendimento na Unidade Integrada Maria Carmelita Pessoa.

Estiveram presentes para prestigiar o curso o Prefeito Alaor Ferreira Pessoa Neto, a Secretária Municipal de Saúde Ana Luiza de Souza Lopes, o Vereador e também profissional de Saúde Carlos Tomaz, a diretora da Unidade, Maria Shirley da Cunha e a enfermeira Jainara Kaline de Melo Cunha representando o corpo de enfermagem da referida unidade.

A gestão Construindo com a Nossa Gente deixa nossos agradecimentos ao enfermeiro Jackson Xavier de Souza, representante do SAMU Base Assú, que tão gentilmente aceitou nosso convite para conduzir esse momento de aprendizado.

 

Pular para o conteúdo