Secretaria Municipal de Agricultura participa de reunião sobre a situação hídrica do Vale do Açu

Na última quinta-feira (14) a Secretária de Meio Ambiente, Sra. Umbelina Jaires Vieira da Silva Lopes, participou de uma reunião sobre a situação hídrica do Vale do Açu, com as principais entidades do Estado.

Diante dos problemas de abastecimento de água enfrentados pelos municípios da região do Vale do Açu, o Governo do Estado realizou mais uma reunião com os usuários da água, produtores, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu e a Agencia Nacional de Águas (ANA), bem como prefeitos e representantes das cidades atingidas, para discutir alternativas que assegurem a continuidade do fornecimento de água para a população.

Nas reuniões da quarta (13) e quinta-feira (14), ficaram definidos os seguintes encaminhamentos:
•    A partir das 21h do dia 14/09/2017 fica proibida qualquer captação de água para usos múltiplos (irrigação, carcinicultura), à exceção do abastecimento humano e animal, no trecho entre a válvula dispersora na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, compreendendo o município de Itajá/RN, e a captação da CAERN no município de Pendências/RN, inicialmente por 72 horas, ou até o sistema voltar a operar normalmente;
•    Esta determinação será fiscalizada e, caso não seja respeitada, os usuários estarão sujeitos às penalidades como multa e embargo;
•    Será realizada reunião específica com os órgãos ANA, IGARN, IDEMA, CAERN, Comitê da Bacia Hidrográfica, usuários e prefeituras, com o objetivo de estruturar, com a maior brevidade possível, a limpeza do Rio Açu;
•    Caberá ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu realizar, junto ao IGARN, ANA e usuários de água, a revisão da Resolução sobre os usos da água atualmente em vigor.

Agradecemos a compreensão de todos!