A Prefeitura de Itajá continua realizando, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a primeira fase da campanha nacional contra a gripe. A imunização iniciou no dia (23/03) e prossegue até 23 de maio, nos pontos de apaio de vacinação: Escola Municipal Joaquim F. da Rocha na comunidade de Acauã, Escola Municipal Libania Lopes Pessoa, no bairro Iguaraçu, Escola Estadual João Manoel Pessoa no bairro São Manoel e o Drive Thu da vacinação na praça José de Deus Barbosa. O objetivo da iniciativa é vacinar o máximo de pessoas sem causar aglomerações, em meio à pandemia do COVID -19. A campanha de vacinação contra influenza será realizada por fases. A primeira fase da campanha tem como públicos-alvo idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores da área da saúde.
As Unidades de Saúde da Família montaram estratégias para buscar afastar os idosos do risco de contrair o novo coronavírus. “Nossa equipe está capacitada para fazer essa vacinação, com práticas antissépticas e higienização das mãos de forma rigorosa, conservação das vacinas em caixas com bobinas refrigeradas, temperatura verificada regularmente, entre outros cuidados”, destacou secretária de saúde Ana Luiza.
De acordo com a Coordenador de Imunização da SMS, Igor Ranniery, a expectativa é vacinar 90% do público-alvo da 1ª fase, visto que a proteção da vacina é anual. A decisão de priorização dos idosos se dá pela maior vulnerabilidade deste grupo em relação a doenças, evitando um deslocamento às unidades de apoio no período esperado de provável circulação do Coronavírus no país. Além disso, a antecipação da campanha, que normalmente ocorre no fim de abril, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao COVID 19. Com a proteção da vacina e a consequente diminuição dos casos de influenza H1N1, H3N2 e Influenza b, é mais fácil diagnosticar possíveis casos de coronavírus em caso de sintomas gripais fortes.
Conforme o calendário divulgado pelo Governo Federal, a campanha de 2020 segue três fases:
1ª fase (a partir de 23/03): idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde.
2ª fase (a partir de 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
3ª fase (09/05 a 23/05): crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Inicia-se com febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. O agravamento com hospitalizações e óbitos ocorre, geralmente, nos grupos de alto risco, que são o público alvo da campanha. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.
“Nesse momento é de extrema importância que as pessoas do público-alvo se vacinem contra a gripe, nos ajuda a evitar que mais pessoas fiquem doentes”, afirma a secretária municipal de Saúde.