I Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

Na manhã do dia, 22 de outubro, o município de Itajá realizou o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, um importante momento de diálogo, participação e construção coletiva em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contou com a parceria da Secretaria Municipal da Promoção, Habitação e Assistência Social, Secretaria de Educação, e Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.
Durante a solenidade de abertura, o público acompanhou diversas apresentações culturais e artísticas que valorizaram o talento local. Os alunos da Rede Municipal de Ensino fizeram uma belíssima apresentação sobre diversidade racial, seguido da jovem Adriely Vitória, beneficiária do BPC e cantora gospel. O evento também contou com a apresentação musical do Grupo de Flautas do Ensino Integral da Comunidade de Araras e a exibição de uma retrospectiva da trajetória do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), mostrando as ações desenvolvidas ao longo do ciclo do Selo UNICEF.
O eventos também contou com a presença do Prefeito Municipal de Itajá, João Eudes Ferreira Filho, que é seu discurso relatou a importância de construir uma cidade cada vez melhor para as crianças e adolescentes. O gestor ressaltou que investir na infância é garantir um futuro mais promissor e cheio de oportunidades para todos.
Em seguida, foi ministrada a palestra magna pelo professor Vicente Carlos Chimbinha Junior, doutorando em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal, que abordou temas voltados à participação social, cidadania e fortalecimento das políticas públicas para a infância e adolescência.
Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, organizados de acordo com os eixos temáticos do Fórum, promovendo um espaço de escuta, partilha e construção coletiva de ideias e propostas para o avanço das políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Fórum Comunitário representa uma etapa essencial dentro da metodologia do Selo UNICEF, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de ações que promovam um futuro mais justo, inclusivo e digno para todos os itajaenses.
Ir para o conteúdo