Prefeitura de Itajá realiza ação de cidadania para mulheres

A Prefeitura de Itajá, através da secretaria de Saúde, realizou no dia 09 de março segunda-feira, uma série de ações no município em alusão ao março Lilás – mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo de útero, que é a quarta maior causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. O principal objetivo das ações é orientar e alertar a sociedade sobre a importância de um diagnóstico precoce da doença.

O evento aconteceu na Estratégia Saúde da Família Raimunda Maria Barbosa da Silva, onde foram realizados atendimentos voltados a saúde da mulher principalmente com orientações a respeito da prevenção. Na ocasião, as participantes tiveram acesso a testes glicêmicos, aferição da pressão, atendimento de enfermagem, assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, atendimento médico, odontológico e educação em saúde.

A secretária de saúde, Ana Luiza, falou sobre os objetivos do trabalho. “Nós queremos sensibilizar a população feminina sobre a importância da realização do exame preventivo Papanicolau (PCCU). Sabemos que quanto mais rápido o diagnóstico, mais chances temos de ter êxito na recuperação e, assim, salvar vidas.”

Entre as principais metas da Secretaria de Saúde, está a intensificação do rastreamento da doença em mulheres de 25 a 64 anos, por meio do PCCU.  A ideia é fazer uma busca ativa das mulheres que nunca realizaram o exame ou o fizeram há mais de três anos. Esse preventivo pode detectar o câncer em um estágio inicial explicou Ana Luiza.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum, depois do câncer de mama e de colorretal. Atinge, em sua maioria, mulheres entre 45 e 49 anos de idade. A região Norte do país tem o maior caso de incidência da doença.