Secretaria de Saúde de Itajá realiza campanha de combate e prevenção das hepatites virais

Este mês de julho está sendo marcado por mais uma mobilização da sociedade Itajaense. Desta vez, com ações voltadas à prevenção dos diversos casos de hepatites. Denominado “Julho Amarelo”, neste período, as unidades básicas de saúde (UBS) estão intensificando as informações à população quanto à importância do diagnóstico precoce destas infecções.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Atenção Básica, reforçaram as ações de combate a hepatites virais.

A Secretaria de Saúde de Itajá convida toda população para participar da campanha “Julho Amarelo”. Todos os postos de saúde realizam testes rápidos de hepatites B, C, Sífilis e HIV. “Além dos testes rápidos, estamos orientando a população sobre as formas de prevenção e tratamento da doença”, comentou o coordenador da Atenção Básica.

Nesta quinta feira, 26 de julho, todos os postos de saúde serão abertos para Campanha Julho Amarelo: das 08 às 17 h.

ESF VANUZA SILVA COSTA – Distrito Acauã

ESF JOÃO ANTONIO FERREIRA – Bairro Iguaraçu

ESF RAIMUNDA MARIA BARBOSA DA SILVA – Bairro Quilombo

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde, como o mês de luta e prevenção das Hepatites Virais. Isso não significa que a prevenção à doença deve ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, e por isso a recomendação é que todas as pessoas façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde do município.