Campanha Janeiro Branco chama atenção da população Itajaense

Com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha Janeiro Branco 2020, através da Secretaria de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família Vanuza Silva Costa, promoveu uma importante palestra informativa sobre saúde mental e emocional, na zona rural do município de Itajá, Araras e Acauã. A palestra de conscientização foi ministrada pelo médico Breno Cunha e pela enfermeira Raissa Alves, ambos profissionais da rede pública municipal. Além da palestra, houve orientação à população e atendimento aos pacientes. A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. A saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. “A ideia é estimular a cultura de uma saúde mental no município, fortalecendo as ações de nossa rede pública de atendimento e chamando a sociedade para debater o assunto, para que a gente possa quebrar os preconceitos e o medo que muitas pessoas ainda têm de buscar ajuda e tratamento para os problemas emocionais e mentais, comprometendo todos os aspectos da vida dessas pessoas, afinal, cuidar da mente é cuidar da vida. Assim como outros problemas de saúde, é possível prevenir o adoecimento emocional, e essa campanha é fundamental nesse sentido”, reforçou a secretária de saúde, Ana Luiza.