Pesquisar
Close this search box.

Colaboradoras da educação participam de Curso de Capacitação

A Secretaria Municipal de Educação de Itajá, através de uma de suas colaboradoras, participa na tarde de hoje 03/08/2023 de mais uma etapa do Curso de Capacitação
DIMENSÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA DA INFÂNCIA
Encontro Temático 5 que defendeu os temas;
Documentação pedagógica:
Currículo, registro e avaliação da aprendizagem. O curso foi ministrado pela
Profª Dra. Elaine Luciana Sobral Dantas
(UFERSA), Profª. Gildene Lima de Souza Fernandes. (NEI – CAp/UFRN)
I EMENTA
A documentação pedagógica e sua importância na educação das infâncias;
A relação currículo, registro e avaliação da aprendizagem: perspectivas de reflexão sobre a prática; O papel da coordenação de ensino na organização da documentação
pedagógica;
A experiência da coordenação de ensino do NEI-CAP-UFRN na
mediação/acompanhamento da construção dos instrumentos que constituem a
documentação pedagógica da instituição.
II OBJETIVOS
● Compreender a abordagem da documentação pedagógica na educação das
infâncias;
● Relacionar currículo, registro, avaliação da aprendizagem e reflexão sobre a
prática;
● Conhecer a atuação da coordenação de ensino no NEI-Cap/UFRN na
mediação da produção de documentos pedagógicos;
● Analisar instrumentos de registro/avaliação, na ótica da coordenação
pedagógica, verificando a estrutura e pertinência destes.
● Refletir sobre o papel do coordenador pedagógico na mediação do processo
de documentar a prática pedagógica.
III CONTEÚDOS
● A documentação pedagógica na educação das infâncias.
● Currículo, registro, avaliação da aprendizagem e reflexão sobre a prática.
● Instrumentos utilizados na documentação do fazer pedagógico e das
aprendizagens.
● O papel do coordenador pedagógico na organização da documentação Pedagógica.
Nos mostrando o quanto todo esse conhecimento é de fundamental importância para que as nossas instituições escolar tenham um bom trabalho e um excelente desenvolvimento educacional.
“A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação. Maria Montessori.
Pular para o conteúdo