Técnicos responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município de Itajá participam nesta semana (16 a 20) da Oficina com o tema: Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico. O evento é uma realização da ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) em parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).
Segundo informações do membro do Comitê de Elaboração, Renê Silva e da Engenheira do Apoio Técnico ao município, Juliana Rolim, a conclusão do PMSB já passa a ser uma realidade. Isso deve-se principalmente ao empenho da equipe da administração, que está buscando junto a UFRN levantar o máximo de informações sobre os eixos do saneamento básico no município. Devido a isso, Itajá está mantendo um bom diálogo com os técnicos e bolsistas da universidade. A expectativa é que a partir do curso novas informações sejam utilizadas para colaborar no processo.
O PMSB é um importante instrumento para o município captar recursos junto à FUNASA e demais entidades. Com a conclusão do mesmo, Itajá estará um passo à frente para realizar melhorias relacionadas à abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais.
O prefeito Alaor destacou que essa é uma das prioridades de sua gestão, destinando pessoal capacitado e mantendo a parceria com a FUNASA/UFRN. Além disso, a prefeitura já investe em serviços de saneamento básico com recursos próprios, tendo em vista que investir nessa área também é investir em saúde pública. A gestão também já possui convênios firmados com a FUNASA e com o PMSB irá ampliar a colaboração entre os entes.