Pesquisar
Close this search box.

JULHO AMARELO EM ITAJÁ

Nos dias 27 e 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as equipes do Programa Saúde da Família – PSFs do nosso município, realizaram uma programação alusiva ao Julho Amarelo. Essas ações ocorreram nas dependências da Escola Municipal João Medeiros Lopes e nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s do Centro, Iguaraçú e Acauã. Na oportunidade foram feitos pré-aconselhamento sobre hepatites virais, realização de teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C, vacinação de hepatite B, distribuição de kit’s de prevenção, camisinhas e panfletos. O público alvo para essas ações foi o Grupo dos idosos e população em geral.
Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Pular para o conteúdo