Prefeito de Itajá assina Acordo de Cooperação Técnica com FUNASA

A Prefeitura de Itajá e a Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte firmaram parceria para instalar o projeto SALTA-Z, Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento da Água, que vai atender a comunidade de Araras, Corte Azul e São Francisco, beneficiando diretamente dezenas de famílias.  O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado na última terça-feira (9), pelo prefeito Alaor Pessoa e o Superintendente Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte (Suest/RN), Pablo Antônio Fernando Tatim dos Santos.

O sistema Salta-Z é uma solução criada por técnicos da Fundação Nacional de Saúde, para atender comunidades com água potável de qualidade. Trata-se de uma tecnologia fácil de ser aplicada, de baixo custo de implantação e manutenção simplificada, que faz uso de filtros e dosadores de construção. Com montagem artesanal, fácil de operar e apresenta resultados da água compatível aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

O prefeito Alaor destacou que essa é mais uma parceria importante que a gestão “Construindo com Nossa Gente” está consolidando para atender as famílias com água potável. “Água é vida e precisamos dar qualidade de vida a essas pessoas. Por isso a Prefeitura tem maior interesse nesse sistema que é simples e eficiente para que possamos levar água de qualidade aos nossos munícipes”, afirmou Alaor.