Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Itajá inicia 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa

Prefeitura de Itajá inicia 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa
A Prefeitura de Itajá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em parceria com o IDIARN, Iniciaram a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2023.
O período de vacinação e declaração da vacinação começou no dia 1º de novembro de 2023, e se estenderá até o dia 30. Para essa etapa, serão vacinados os Bovinos e Bubalinos de 0 (zero) a 24 (vinte quatro) meses. O Rio Grande do Norte não apresenta casos da doença há mais de 20 anos e é reconhecido como área livre da febre aftosa com vacinação, pelos critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde maio de 2014.
Segundo o Idiarn, o estado agora busca o status de livre da febre aftosa também sem vacinação.
“Estamos iniciando mais uma campanha e a expectativa é sempre de manter um alto índice de cobertura vacinal, sempre ali, acima dos 90%, e é com esses números que podemos pensar na retirada da obrigatoriedade da vacinação para os próximos anos”, explicou o diretor-geral do Idiarn, Mário Manso. A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.
Nesta etapa, o órgão de inspeção estadual inicia a campanha utilizando um novo sistema informatizado, o Sidiarn, que visa ampliar e agilizar os serviços prestados aos produtores. A migração para o novo sistema aconteceu sem qualquer perda de dados ou informações em relação as campanhas anteriores de vacinação, segundo o Idiarn.
Mais informações procurar Lindembeg Lima (84) 99927-0002 na EMATER local, localizada na rua, José Alexandre Lopes, no Bairro São Manoel com horário de atendimento das 8:00 às 13:00 horas de segunda a sexta.
Pular para o conteúdo