Prefeitura de Itajá mantém ações de prevenção e combate à dengue

Em: 8 fevereiro, 2019

Na manhã da última quarta-feira (06/02), os Agentes Comunitários de Saúde deram continuidade a mobilização de controle e combate à dengue, na entrega de panfletos e orientações às famílias, quanto aos cuidados com a doença.

Segundo Ministério da Saúde não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não existe nenhuma vacina ou droga antiviral. Então, o único jeito de prevenir a doença é o combate ao mosquito da dengue.

Para isso, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

Em caso de surtos, roupas que minimizem a exposição da pele podem proteger contra as picadas do inseto, assim como mosquiteiros e telas para janelas e portas. Repelentes também podem ajudar, desde que usados conforme as instruções do rótulo.

Os inseticidas domésticos também são ótimos aliados para evitar as picadas dos mosquitos em ambientes fechados. Eles podem ser encontrados nas versões aerossol, espiral ou vaporizador.