PREFEITURA DE ITAJÁ REALIZA 1ª REUNIÃO AMPLIADA SOBRE SAÚDE MENTAL

(84) 996911928
PREFEITURA DE ITAJÁ REALIZA 1ª REUNIÃO AMPLIADA SOBRE SAÚDE MENTAL

Atribuições

A Prefeitura de Itajá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou nesta quarta-feira (16), a 1ª Reunião Ampliada sobre Saúde Mental. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, às 8h, que teve como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo e avanços, garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, evidenciando a importância dos cuidados com a saúde emocional por parte do indivíduo.
O evento teve como principal objetivo discutir sobre a saúde pública mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e equidade, bem como discorrer sobre o dano na saúde emocional da população durante e pós/ pandemia do novo coronavírus.
A ação contou com a participação do Psiquiatra Dr Breno Cunha, que abordou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental bem como os quatro eixos, tendo como eixo norteador: Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS e o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos.
O Secretário de Saúde Canindé Lopes, destaca a importância do evento, pois em tempos de pandemia, o isolamento social imposto pelos decretos como medida de combate ao vírus, restringiu a circulação de pessoas e eventos, fazendo com que a população ficassem em suas casas, isoladas, deprimidas e com medo. “É necessário tratar sobre a saúde da mente e do emocional em tempos difíceis, como esse de pandemia que estamos vivendo e que já vitimou tanta gente. Por isso é importante alertar sobre os cuidados da saúde mental.
A reunião seguiu todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.
Pessoas alcançadas
Engajamentos