A Secretaria municipal de Saúde mobilizou na manhã de hoje 24/07/2019, através das equipes Estratégias Saúde da Família em prol do combate as hepatites virais. Foi um sucesso a grande adesão da população na busca de informações sobre o tema e sobre os testes rápidos que estavam sendo feitos pelas enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde, resultou em mais de 350 testes realizados. Além dos testes de hepatite B e C. Também foi realizado teste de sífilis e HIV no Público alvo, aferição de pressão, testes de glicemia, distribuição de kit de preservativos e panfletos informativos.
As Agentes Comunitárias de Saúde fizeram busca ativa trazendo para Unidade de Saúde os grupos de riscos para tomar conhecimento sobre o tema e medidas e formas de prevenção e combate às hepatites virais.
Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde, como o mês de luta e prevenção das Hepatites Virais. O Ministério da Saúde alerta que é essencial evitar que a doença evolua para uma situação grave, pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio quando a doença já está em estado avançado. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificam os atendimentos e as Informações sobre a importância do diagnóstico precoce dessas Infecções. Os testes rápidos, que podem ser feitos nas UBSs, são maneiras fáceis e gratuitas de detectar se a pessoa é portadora de Hepatite para começar o tratamento o mais breve possível, que está disponível na rede pública de saúde.
A Secretaria de Saúde recebeu todo público com coffee break e agradeceu a todos pela participação e reforçou que os testes rápidos estão sempre disponíveis na UBS.