Prefeitura do Itajá realiza palestra de prevenção ao suicídio

A Prefeitura Municipal do Itajá, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestra na manhã do dia 28 de setembro, nas Estratégias Saúde da Família na sala de espera em alusão ao setembro Amarelo.

O principal objetivo da campanha setembro amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte do comportamento suicida os pensamentos, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema. As estatísticas mostram exatamente o contrário. Em balanço divulgado em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, por ano, cerca de 800 mil pessoas cometam suicídio no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Apesar de afetar todo tipo de paciente, independentemente da classe social, o problema atinge, em especial, as nações em desenvolvimento, que concentram 79% dos casos.

“Só o fato de romper com esse tabu de sofrer sozinho e buscar ajuda profissional, podendo trazer um processo de mais naturalidade, leva as pessoas a notar o que existe ao redor e passar a enxergar possibilidade de ajuda, como ressaltou a enfermeira Renata Góis que é preciso que seja tomado todo o cuidado ao tratar do assunto, que é muito sério e deve ser abordado com responsabilidade, quanto mais às coisas são conversadas, mais também se abre a possibilidade de repensar o assunto e trazer mais informação”. Finalizou a enfermeira Renata.