Secretaria de saúde de Itajá realiza VII conferência municipal de saúde

(84) 996911928
Secretaria de saúde de Itajá realiza VII conferência municipal de saúde

Atribuições

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, 11 de abril de 2023, a VII Conferência Municipal de Saúde para debater o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do Prefeito Aloar Pessoa, do Secretário de Saúde Canindé Lopes, da Secretária de Assistência Social Danielly Lopes, do vice-presidente da Câmara de Vereadores Wlisvan Gomes, do Conferencista Andrierio Lopes, de representantes do Conselho Municipal de Saúde Melania Dantas, além de mais de 60 pessoas, entre autoridades públicas, lideranças comunitárias e profissionais do setor da Saúde Municipal e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a reunião, profissionais da saúde e a população debateram diversos eixos voltados para a saúde do nosso município, além de realizar um levantamento de propostas que servirão de base para o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. Também foram encaminhadas propostas que serão remetidas ao Conselho Estadual de Saúde.
De acordo com o Secretário de Saúde Canindé Lopes, o evento é o momento que a população tem para pleitear propostas para melhorar a Saúde em nossa cidade. “Nós precisamos ouvir os usuários da rede municipal de saúde, porque é a partir dessa escuta que temos a oportunidade de levar as demandas, de identificar os pontos em que precisamos melhorar e manter aqueles que estão dando certo, aproveitei o momento também para apresentar um breve resumo das ações e investimentos realizados para os avanços da saúde em nosso município”, destacou o Secretário.
Em sua fala, o Prefeito Alaor Pessoa mostrou a todos os presentes a importância dos debates nas conferencias municipais, e que, as propostas que aqui são elaboradas, se tornam políticas públicas que proporcionam melhorias e avanços para o SUS. O Prefeito Alaor ainda frisou os investimentos e o quanto a saúde do nosso município avançou nos últimos anos, como por exemplo: ampliação do número de exames laboratoriais, reforma do Hospital Maria Carmelita, construção do Ponto de Atendimento na comunidade de Araras, realização de Cirurgias Eletivas, ampliação da estratégia saúde da família e especialidades dentre outras.
As propostas apresentadas e aprovadas na Conferência Municipal serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, juntamente com todos os demais municípios do Rio Grande do Norte. As proposições serão deliberadas e encaminhadas para 17ª Conferência Nacional de Saúde, instância máxima do movimento coletivo de construção do SUS.
PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE 2022-2025
PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE 2024