SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICAM CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL

(84) 996911928
SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICAM CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL

Atribuições

Prefeitura Municipal de Itajá, por intermédio da Secretaria de Saúde, continuou, nesta quinta-feira (21), a campanha, que lembra a importância da prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem, Novembro Azul.  A programação, realizada durante a manhã, com a equipe da Estratégia Saúde da Família Raimunda Maria Barbosa da Silva, juntamente com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), contou com uma palestra do médico, Luciano Araújo, sobre o câncer de próstata, incidências e prevenção, aos trabalhadores da Cerâmica Itajá. Também foram oferecidos teste de glicemia, atendimento médico e serviços de enfermagem. NOVEMBRO AZUL – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

“A secretaria está oferecendo atendimento aos homens através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Palestras, rodas de conversa, sala de espera e testes rápidos estão sendo realizados, assim como solicitação de exames complementares específicos, observa Ana Luiza, secretária de Saúde.  As ações seguem até o fim de novembro pelas 03 equipes da Estratégia de Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde.

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE 2022-2025
PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE 2024