SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PROMOVE CAPACITAÇÃO JUNTAMENTE COM IDEMA

Nos dias 4 e 5 de setembro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente junto com o IDEMA promoveram capacitação do Cadastro Ambiental Rural – CAR. Dentre os participantes estavam servidores das secretarias municipais de agricultura e meio ambiente de Itajá e Ipanguaçu, além de alunos do curso de agroecologia do IFRN – Ipanguaçu. O instrutor do curso foi o Coordenador Estadual do CAR, Júlio Cesar.

O curso teve o objetivo de capacitar acerca da utilização do programa e a importância sobre o CAR, que é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.