Vice Prefeita faz leitura da mensagem anual na Câmara de Vereadores em Itajá

A Vice-prefeita Francisca Ednalva pessoa Lopes e Lopes, fez na noite da última terça-feira (19) a leitura da mensagem anual do poder executivo, os vereadores e toda a comunidade Itajaense, em virtude do prefeito Alaor Pessoa se encontrar em Brasília. O ato marcou a abertura dos trabalhos do legislativo municipal.

Na ocasião a vice-prefeita fez um balanço positivo de todas as ações realizadas ao longo da administração “Construindo com nossa gente” em todos os setores administrativos, com destaque para ações que serão foco da gestão no âmbito da saúde, educação, urbanismo e segurança pública durante o exercício de 2019. A mensagem, escrita pelo prefeito Alaor Pessoa também ressaltou a importância na modernização dos mecanismos necessários para elevação das receitas.

“Mesmo enfrentando a crise que assola todo o país, conseguimos com muito trabalho, realizar obras e desenvolver projetos em benefício de toda a comunidade vamos continuar exercendo o papel que nos foi confiado com cuidado e responsabilidade, executando o orçamento com transparência e honestidade, com concentração na saúde, na educação, na assistência social, em infraestrutura e nos programas sociais que busquem sempre a valorização do ser humano e sua vida, além de buscar alcançar novas conquistas que transformam para melhor a vida dos itajaenses.

Na saúde iremos iniciar a reforma da Unidade Integrada de Saúde Maria Carmelita Pessoa, a construção da academia da saúde no bairro Barro Vermelho, aquisição de raio-x que se encontra em fase final de licitação, além da aquisição material permanente que irá equipar e modernizar o sistema de saúde deste município, e a implantação do Programa MedCasa, que possibilitará o acesso aos medicamentos a pessoas que encontram-se impossibilitadas para se deslocar até a unidade de saúde.

Na educação estamos conseguindo avançar cada vez mais, a Creche Municipal que será construída no bairro Barro Vermelho, e se encontra licitada e estamos nos ajustes finais de adequação do terreno para iniciar sua construção, assim como a ampliação da Escola Municipal Vereador João Medeiros Lopes que possibilitará o total funcionamento em sede própria, recebemos 16 centrais de ar que climatizarão as salas de aula e estamos lutando para climatizar todas as escolas, estaremos realizando a entrega da tão sonhada quadra da Escola Municipal Libânia Lopes Pessoa, esta que alunos e ex-alunos há gerações esperam por esta entrega, que aguarda liberação da Caixa Econômica Federal para inauguração,  estamos melhorando nossa nota no IDEB, indicando boa proficiência. Além de cumprir 90% do plano de carreira dos nossos servidores e conseguimos adquirir dois ônibus escolares para os alunos da zona rural.

No urbanismo contamos com a pavimentação de duas ruas no bairro São Manoel junto ao governo estadual, sendo elas: a Rua Cecília Cândida e a Rua Antônio Vieira da Silva. Como conquista popular do mandato participativo iremos entregar pavimentadas junto ao governo federal a Rua José Jeú Guimarães, a Rua Professor Joãozinho e a Rua João Batista de Souza. Além de brevemente licitarmos a pavimentação da Rua Pedro Vicente da Silva.

Estamos sempre buscando dinamizar as fontes para obtenção de receitas assim como modernizando a arrecadação de impostos constitucionalmente de competência municipal para financiamento de ações e construções e reformas de prédios públicos, assim como pavimentações de vias públicas”.

Nas últimas palavras da mensagem, a vice-prefeita desejou um ano de muito trabalho, com discernimento, diálogo e serenidade no debate de interesses dos que vivem e trabalham em nossa cidade.